Dom Marcos de Santa Helena, OAC
Professo Solene de Votos Perpétuos
Cargo que desempenha: Arquibade-Fundador da Ordem Anglicana Ceciliana (OAC)
E Bispo Titular da Prelazia Anglicana Tradicionalista do Rito de Sarum.
Data da Fundação da OAC: 11/10/1998 em Caçapava do Sul-RS, Brasil.
Ordenação Sacerdotal: 21/07/1984 na Catedral São Luiz da Diocese de Novo Hamburgo-RS.
Bispo Ordenante: XDom Aloísio Sinésio Bohn.
Sagração Episcopal: 22/11/2009 na Igreja Abacial Anglicana de Santa Cecília de Caçapava do Sul-RS, Brasil
Em 1950, inicia suas atividades religiosas como Acólito (Coroinha) na Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Caçapava do Sul-RS. Durante os seis anos que trabalhou na Paróquia, desenvolveu atividades de catequista, formando duas turmas de Néo-comungantes: uma turma com 110 crianças e adolescentes na Vila Santo Domingos, outra na Estrada do Salso com 108; sacristão, chefe dos coroinhas, limpeza e enceramento da Igreja e Casa Paroquial, até cozinheiro.
Em 1956, freqüentou o antigo Seminário São José de Santa Maria-RS.
Em 1957, termina o 2º grau em Porto Alegre-RS.
Em 1958, ingressou no Instituto dos Oblatos Diocesanos em Buenos Aires, Argentina, cursando Apologética, Dogma, Mariologia, Cristologia, Eclesiologia, Ascética, Filosofia, Liturgia, de 1958 a 1961.
Trabalho Pastoral e musical em Santana da Boa Vista-RS. De 1961 a 1962.
Pelotas-RS: um semestre no Instituto dos Menores, realização de coral. 1962 a junho de 1963.
De Agosto de 1963 a 1968, em Frederico Westphalen-RS, Direção de coral de Meninos Cantores da Catedral.
Em 1969: Petrópolis, Rio de Janeiro, estudos de alemão e trabalhos com coral de Meninos Canarinhos de Petrópolis.
Outubro de 1969 em Regensburg, Alemanha, a julho de 1971 (Curso para Mestre Capela, Kappellmeister): Estudos de Órgão de Tubos, Composição Sacra, Harmonia, Contraponto e Liturgia) Grau: Baccalaureus in Compositione Sacra.
De Agosto a Setembro de 1971: Estagiou nos seguintes Coros de Meninos Europeus: Windsbacherknabenchor e Domspatzen de Regensburg na Alemanha, e na Escolania de Montserrat na Cataluña, Espanha com Don Ireneo Segarra, OSB
Em 1971 ( 2º semestre) novamente em Frederico Westphalen-RS
Em 1974: Juiz de Fora-MG, Academia do Comércio, professor de música.(Curso de Parapsicologia por correspondência).
Em 1975 em Diamantina-MG até 1980, Escola de Púeri Cantores da Catedral, “Os Bem-te-vis da Sé Catedral”. (Cursos de Parapsicologia por correspondência)
Em1981: Coral “Os Bem-te-vis” da Catedral em Novo Hamburgo-RS e início do Curso de Teologia no Seminário João Paulo II (hoje extinto) Duração do Curso: 4 anos.
Em 21.7.1984: Ordenação Sacerdotal na Catedral São Luiz de Novo Hamburgo-RS.
Em 22.7.1984: Primeira Missa Solene Cantada na Catedral de Novo Hamburgo-RS.
Em 28.7.1984: Primeira Missa Solene na Matriz de Nossa Senhora da Assunção de Caçapava do Sul-RS.
Em 29.07.1984: Primeira Missa Solene na Catedral de Santo Antônio de Frederico Westphalen-RS.
De 1984 a 1986: Vigário Paroquial da Catedral de Novo Hamburgo-RS, Mestre Capela da Catedral (Domkappellmeister) e Mestre do Pontifical sob o Episcopado de X Dom Aloísio Sinésio Bohn.
Final de 1986, início do Episcopado de XDom Frei Boaventura Kloppenburg, OFM, deposição dos cargos, clausura da escola de Música (de forma inusitada) e Vigário Administrador da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Bairro Scharlau, em São Leopoldo-RS até o início de 1988.
Em 1988: Organista Titular do Santuário Nossa Senhora de Fátima em Portugal.
Em 1989: Pároco da Ressurreição em Santa Maria -RS
Em janeiro de 1990 a janeiro de 1997: Pároco em São Leopoldo-RS, Paróquia Santa Catarina de Alexandria.
De 1992 a 2004: Colaborador da Festa Mundial do Folclore de Caçapava do Sul-RS, promovida pelo Grupo de Arte Nativa “Os Chimangos”. XDom Marcos celebrou em várias oportunidades Missas Solenes, trazendo em 1996 até seu grupo Coral Schola Cantorum Antiqua “Os Bem-te-vis”, que executou a Missa Solene com coro e órgão, composta por ele especialmente para 3ª Festa Mundial do Folclore sob o tema da canção popular gauchesca “Meu Boi Barroso”.
Em 1997: Caçapava do Sul com os Postulantes e logo noviços da nova Fundação.
Em Maio de 1998: organizador, colaborador, incentivador e resgatador das tradições, como era antigamente, da Festa do Divino Espírito Santo de Caçapava do Sul-RS, sendo festeiros Sr. Prof. Irajá Gervásio Lemos e D.ª Valquíria Dias Lemos, entre outros.
Em 1998: em 11 de Outubro Fundação da Ordem de Santa Cecília (No início foi o nome Religioso dentro da Igreja Católica Apostólica Roma e nome Empresarial perante a Receita Federal do Brasil).
Em 1999: Foi um dos incentivadores e criadores da “Banda Municipal Dr. Cyro Carlos de Melo (BMCCM)” de Caçapava do Sul-RS e ministrou gratuitamente durante seis (6) meses aulas de teoria e solfejo musical para os primeiros integrantes da Banda duas vezes por semana à noite, em sala sedida pelo Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro.
Em 2001: Em 04/06/2001 a Ordem de Santa Cecília recebe a primeira aprovação canônica pelo Bispo da Diocese de Cachoeira do Sul-RS, passando a chamar-se Congregação Monástica de Santa Cecília.
De 2002 a 2004: Colaborador da “Farrapofesta”, oficiando o Te Deum em canto gregoriano com bênção do Santíssimo Sacramento solene em latim. Na “Farrapofesta” de 2003, XDom Marcos de Santa Helena, CJ, OAC compôs um Te Deum para coro misto e órgão que foi dedicado e entregue para ser executado na próxima “Farrapofesta” que ocorresse.
Em 2007: Em novembro de 2007 assume a guarda judicial do menino-menor, órfão de pai e mãe, PAULO IAGO DUTRA SILVEIRA, a pedido da Primeira Dama do Município de Caçapava do Sul-RS, Dª. Edite Vargas e da Assistente Social Sr.ª Lea Doile Macedo, a fim de o referido menor não ser levado para a FEBEM em Porto Alegre-RS, uma vez que em Caçapava não havia mais lugar para acolhê-lo. Desde aquele então até a presente data, o Paulo I. D. Silveira recebe na Abadia toda a assistência material, educacional, médica, cultural, social, espiritual e religiosa gratuitamente, e também aulas de teoria e solfejo musical, além do estudo da Flauta-doce Soprano e Sopranino e do canto clássico da mesma forma graciosamente, como forma de a Abadia ajudar e contribuir com a Comunidade Caçapavana. De 2008 a 2009: Projeto “Música nas Escolas”: o Ensemble (“Conjunto”) dos Monges Cecilianos apresenta-se executando e tocando músicas de Flautas com órgão, na forma de concerto, em várias escolas do Município de Caçapava do Sul-RS, dentre elas Escola Municipal de Ensino Fundamental Lino Azambuja, Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Lopes Jardim do Durasnal, Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças e Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro. Nestes concertos as crianças e jovens foram convidados a estudarem flauta-doce gratuitamente no Mosteiro, quando então tivemos várias crianças estudando durante quase um ano, chegando as crianças e jovens estudantes-aprendizes de flauta a se apresentarem com o Monges em vários lugares como Pelotas-RS, Porto Alegre-RS e Região Metropolitana de Porto Alegre-RS.
Em 2009: A partir de 23 de Fevereiro de 2009 com o ingresso e incardinação como Presbítero na Igreja Anglicana do Brasil (IAB), Dom Marcos de Santa Helena, OAC é eleito Abade, e a Congregação Monástica de Santa Cecília passa a chamar-se com o novo nome Canônico de Ordem Anglicana Ceciliana (OAC), e o Mosteiro Santa Cecília passa a então a denominar-se “ABADIA ANGLICANA DE SANTA CECÍLIA”.
Em 2009: Em 31 de Julho de 2009, XDom Marcos de Santa Helena, CJ, OAC é eleito também Bispo Sufragâneo da Igreja Anglicana do Brasil (IAB).
Em 2009: 22 de Novembro de 2009, às 09 horas da manhã, XDom Marcos de Santa Helena, CJ, OAC foi Sagrado e Ordenado Bispo, e consagrado Abade do Mosteiro Santa Cecília, que também foi na mesma Cerimônia Litúrgica erigido como “ABADIA ANGLICANA DE SANTA CECÍLIA”.
XDom Marcos de Santa Helena, CJ, OAC será o primeiro filho da terra de Caçapava do Sul-RS que ficará Abade e Bispo, e também foi o primeiro sacerdote-religioso caçapavano que fundou uma Ordem Religiosa brasileira em Caçapava do Sul.
Em 22 de Novembro de 2009: Título de Doutor em Divindade Honoris Causa conferido pelo Instituto Anglicano de Teologia “Dom Barry Frank Peachey” da Igreja Anglicana do Brasil (IAB).
Em 29 de Dezembro de 2009: Título de Doutor em Teologia e Divindade Honoris Causa conferido pelo The Anglican Seminary of Theological Education da The Anglican Indepedent Church- Brazil (The Cletic Commuinon of Christ)