Tuesday, February 28, 2012

COMENDADOR PAULO HENRIQUE DOS SANTOS FERREIRA.-

D. Paulo Henrique dos Santos Ferreira, ha sido nominado Caballero de Gracia Magistral y Comendador de Curucá de la Orden Bonaria.



Paulo Henrique dos Santos Ferreira, brasileiro, paraense, solteiro, católico, nasceu a 11 de maio de 1983 na cidade de Curuçá, estado do Pará, filho de dois professores que fazem parte da história da educação curuçaense: Prof. Aluísio Barbosa e Prof.ª Ermita Favacho. Sua ascendência deve-se seus avós maternos Tobias Mendes dos Santos e Benedita Favacho Mendes dos Santos e como paternos na pessoa de Hilário Alves Ferreira e Felipa Barbosa Ferreira, os quais pertencem a tradicional estirpe Barbosa de Lima neste município. Estudou o Ensino Fundamental na Escola Estadual “Maria Hyluiza Pinto Ferreira” e o Ensino Médio na escola estadual “Profª Olinda Veras Alves”, no curso Técnico em Magistério.

Possui Graduação Plena em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA/CE-2007, e Pós-Graduado como Especialista em Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia-FIBRA/PA-2010, com diversos aperfeiçoamentos profissionais e técnicos como: Técnico em Magistério/Professor Pedagógico- SEDUC-PA-2000; Curso de Extensão Universitária para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana- SEDUC-PA-2009; Aperfeiçoamento em Gestão de Arquivos- Arquivo Público do Estado do Pará.2010;Curso de Formação de Comandante de Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público- Capitania dos Portos da Amazônia. Marinha do Brasil.2009; Curso de Formação de Professor em Informática Educacional-SEDUC-PA.2008; Agente Municipal pela Controladoria Geral da União.CGU.2006;em Computação. Basic Informática.2001;Administração de Pequenas Empresas-SEBRAE.2000; Departamento de Pessoal na Prática.SEBRAE.2000; Arte na Educação.UFPA.1999.

Paulo Henrique desde o verdor da idade é funcionário público na esfera municipal pertencente a Rede Municipal de Educação como professor efetivo já tendo exercido diversos cargos e funções como professor de Séries Iniciais, História e Informática Educacional nas Escolas Estaduais Municipalizadas sediadas em Curuçá como: Escola “Profª Candorina Campos”, Escola Mun. “Prof.ª Raimunda Nunes Pinheiro” e Escola “Maria Hyluiza Pinto Ferreira”, escola esta que foi a base fundamental de sua vida de estudante tendo inclusive chegado ao exercício do brioso cargo de Vice-Diretor da mesma por um triênio, além de ter sido Assessor da Secretaria Municipal de Administração de 2005-2007.

Atualmente no exercício da função de Chefe do Departamento de Arquivo Público Municipal. Além de ser também professor efetivo da Rede Estadual de Ensino como docente da Escola Estadual “Gonçalo Ferreira” e Escola Estadual “Júpiter Maia”.

Entre suas produções ao longo de sua vida merece relevância, que o jovem Paulo Henrique dos Santos Ferreira foi: Idealizador da criação do Memorial Monsenhor Edmundo Igreja em Curuçá-PA, 2010; Idealizador da Criação do Departamento de Arquivo Público Municipal de Curuçá-PA, 2007; Autor do Hino Oficial do Jubileu de 250 anos de Fundação da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Curuçá- 2007;Autor da Bandeira, Brasão de Armas e Selo do Município de Curuçá-2006;Fragmentos Históricos de Curuçá; 1ª Edição. Volume II. 2005;Sócio-Fundador da Associação Musical “Maestro Luciano Sousa”. Curuçá-Pará.2005;Idealizador da Criação da Galeria Administrativa da Esc. Mun. de Ens.Fund. “Mª Hyluiza Pinto Ferreira”.Curuçá-PA.2004;Fragmentos Históricos de Curuçá. 1ª Edição. Volume I.2002, -Vencedor do Concurso do logotipo da lª feira Cultural da Esc.Est. de Ensino Médio “Prof.ª Olinda Veras Alves”. 2001;-Sócio-Fundador da Associação Solidária “Cabanos”.Curuçá-Pará.2001;-Escola Estadual de Ensino Médio “Prof.ª Olinda Veras Alves” /Sua História. Documentário. Curuçá-Pará. 2000;-Precursor e Idealizador da Biblioteca da Escola Est. de Ens. Médio “Prof.ª Olinda Veras Alves”.Curuçá-PA.2000).

Por ser profundo conhecedor da história do município que lhe serviu de berço Paulo Henrique reuniu suas pesquisas transformando-as em dois livros que retratam a trajetória evolutiva de Curuçá são “Fragmentos Históricos de Curuçá”.

Participou de diversos seminários e outros eventos como: Fórum Nacional de Arquivos Municipais-FORUMDAM em Vitória-ES-2011, I Fórum Estadual de Gestão Documental-Belém-PA. 2010; II Conferência Nacional de Cultura-Brasília-DF. 2010;II Conferência Estadual de Cultural-Secult-PA.2009;Seminário Patrimônio: Acesso, Fontes e Preservação-Arquivo Público do Estado do Pará.2009; I Seminário Participativo da Educação.SEMEC-.Curuçá-PA.2009;Conferência Municipal de Assistência Social.2006;Seminário de Gerenciamento Costeiro da Costa Atlântica do Salgado Paraense.SECTAM-PA.1998

Por seus méritos de cidadão dedicado a sua terra o Paulo Henrique, mesmo sendo ainda muito jovem teve suas virtudes reconhecidas em todos os segmentos da sociedade curuçaense que muito o honra e respeita, tendo por isso agraciado com diversas honrarias como: Medalha de Honra ao Mérito pela Associação Comunitária do Bairro Rodoviário, 2001; Diploma de Honra ao Mérito por ocasião do Cinqüentenário de Fundação da Escola-Pólo Municipal “Maria Hyluiza Pinto Ferreira”, 2004; Comendador da Distinção Honorifica de Historiador do Município de Curuçá, 2004 pela Câmara Municipal; Plaqueta e Diploma de Honra ao Mérito por ser o Autor da Bandeira, Brasão de Armas e Selo Municipal Oficiais de Curuçá, 2007, pela Prefeitura Municipal de Curuçá; Foi Tema do Samba-Enredo da Escola de Samba “Mangueira” em Curuçá, 2007; Medalha do Mérito Cultural em 2008, pelos relevantes serviços prestados ao município concedida pela Câmara Municipal de Curuçá. Em 26 de Novembro de 2011, é agraciado com o Título de Cavaleiro Comendador da Ordem Príncipe da Paz da Casa Real de Haram da Mesopotâmia, investido e Outorgado Por Sua Alteza real Dom Alexandre I, na cidade de Belfod Roxo-Rio de janeiro.

No dia 09 de Dezembro do mesmo ano é empossado como acadêmico na Academia Niteroiense de Belas Artes Letras e Ciências. Evento em que recebeu o Prêmio Destaque 2001 daquela instituição pelos nos serviços prestados ao desenvolvimento da cultura, sendo empossado pelo embaixador do Comitê Internacional da Paz e do Social da ONU no Brasil, Dr. Edson Carvalho de Luna Freire.

Recebeu também, em dezembro de 2011 do Instituto Teológico Shekinah com sede em Duque de Caxias-Rio de Janeiro, o título de Doutor Honoris Causa em História do Brasil e Doutor Honoris Causa em Administração Eclesiástica.

Muito do que conseguiu obter de êxito em sua vida pública afirma agradecer, depois de Deus, a todos que o incentivaram a enveredar pelos caminhos da seriedade e justiça, entre eles ressalta a figura de seus genitores Aluísio Barbosa de Ermita Favacho, dos quais recebeu as lições de um bom cidadão pelos constantes exemplos de coragem, retidão e dignidade, além da consideração e afeto de sua tia-avó Prof.ª Laura da Silva Mendes, de boa memória, renomada mestra de outrora, a cuja memória devota grande carinho e profunda saudade, de quem a juventude estudiosa curuçaense recebeu bons ensinamentos.

Foi aprovado no concurso público promovido pelo governo do estado para o cargo de professor de História no ano de 2007, tendo sido nomeado em 08 de abril de 2011 pelo Governador Simão Jatene para o exercício do referido cargo, tomando posse em 04 de maio de 2011, iniciando suas atividades como docente das Escolas Estadual “Gonçalo Ferreira” e Escola Estadual “Júpiter maia” em 06 de maio.

Paulo Henrique, é uma figura marcante na história do município de Curuçá, sendo considerado uma das personalidades mais influentes na sociedade curuçaense por sua simplicidade e profícuo carisma no cultivo das amizades de seus conterrâneos que o consideram um dos curuçaenses mais ilustres da atualidade por gozar do apreço e carinho de sua gente tendo contribuído decisivamente para se manter viva a memória do povo curuçaense através de seus livros que contam a história deste povo.